User Experience: Pense na Fidelização dos Seus Clientes

É por isto que deve pensar nos seus clientes.

//User Experience: Pense na Fidelização dos Seus Clientes

User Experience: Pense na Fidelização dos Seus Clientes

User Experience (UX) é muito mais que a facilidade de acesso a informações num website. Para as empresas, é um processo essencial tanto na captação de clientes como na sua fidelização.  

Numa época em que a tecnologia e a informação estão disponíveis a qualquer um, o simples facto de um website não conter toda a informação necessária ou de esta não ser de fácil acesso ou compreensão é um erro que pode custar caro à sua marca. Sendo que o primeiro passo de um possível cliente, quando procura um produto ou serviço, é visitar a página de empresas que o oferecem, não será imperativo que esta seja clara e de simples perceção? 

O Que É? 

User Experience (UX) – facilidade de interação, compreensão e esclarecimento de um cliente através do site de uma empresa, com o objetivo de lhe providenciar uma experiência satisfatória e sem percalços no entendimento do que é a sua organização, os seus serviços e os seus recursos – é a primeira linha de comunicação entre a sua marca e os clientes. Se este processo não decorrer de forma positiva e esclarecedora, é quase certo que o próximo passo será a procura de outras opções que se apresentem de forma mais eficaz no mundo online.  

Como Oferecer Uma Boa User Experience? 

Sendo que uma boa User Experience está dependente da identificação prévia das expetativas, necessidades e desejos dos consumidores, é fulcral para a sua empresa definir um ou mais clientes-padrão (Persona) e as suas características. De acordo com os padrões que encontrar nessas características, construa perfis idealizados dos tipos de clientes mais comuns da sua empresa. Utilize esses perfis para perceber qual deve ser o aspeto do seu site e redes sociais: qual o conteúdo que devem disponibilizar, o layout, o design, a informação, a sua clareza e a sua disposição, a sensação de segurança, o tom comunicacional ou até a rapidez de navegação. Se estes aspetos forem bem aplicados, este é o início de uma relação lucrativa entre si e os seus clientes.  

Um ponto importante nesta busca por informações que nos ajudem a melhorar a User Experience é que deve fazê-la de forma amigável e consentida. A melhor forma é perguntando diretamente ao utilizadoroferecendo, claro está, algo em troca.   

Mas Oferecer o Quê? 

Quer seja conteúdo relevante, em diversos formatos, ou mesmo um pequeno prémio, os clientes sentem que já estão a ser recompensados – e isto apenas por uma ação voluntária. 

Recolha as informações, mas faça-o de forma não-intrusiva. Ao oferecer uma recompensa, já está a comunicar ao cliente que tem algo mais para lhe oferecer e que este é apenas o primeiro contacto. Se o conteúdo oferecido for de qualidade inequívoca, conseguiu atrair a atenção de um possível cliente para os próximos tempos. A relação começa aqui. 

Uma experiência online completa, satisfatória e esclarecedora fará com que a relação entre a sua marca e os clientes prospere. Ofereça-lhes ofertas exclusivas em troca de informações que o ajudarão a melhorar o serviço. It’s a win-win situation

By | 2018-01-22T12:01:22+00:00 Setembro 20th, 2017|VipFidelity|0 Comments

Leave A Comment

4 + 3 =